Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpari

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Como o seu dia tem terminado?

Leia: Atos 16:22

22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
32 E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
34 E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.

O que é a vida cristã? O que ela nos proporciona?  Vejo algumas pessoas que se declaram cristãs, porém, a autenticidade do cristianismo não é firmada apenas em palavras, mas principalmente se o comportamento é coerente com as palavras que são ditas. Se afirmo ser cristão, necessariamente tenho que ter uma vida totalmente pautada pela Palavra de Deus.
Algumas pessoas ao irem à casa de Deus desejam só ouvir palavras bonitas, que as encorajem a crer que o dia de amanha será melhor, essa é a esperança de todos. Mas muitas delas não querem ser confrontadas a mudar o pensamento quando esses não se moldam aos preceitos bíblicos.
Porque muitas pessoas dizem serem cristãs, mas estão perturbadas, sem paz e com muito medo?
Essas pessoas vivem sem paz, sem tranquilidade para dormir, e resolver problemas. Elas sempre resolvem a sua vida através das contendas. O verdadeiro cristão são pessoas equilibradas e resolvem seus problemas sem alardes e segundo a vontade de Deus.
Em nosso cotidiano, vemos a postura de certas pessoas que são ímpias e algumas delas até parecem ter mais estrutura e serenidade, que muitas famílias cristãs. Que contradição!
Onde está o erro?
Pessoas que dizem ser cristãs, mas não aplicam a Bíblia como regra de fé e prática em suas vidas. Não podemos nos nominar cristãos e agir como pessoas desequilibradas.
Nós temos que ter consciência que não somos bons, que somos pecadores e que precisamos da graça e misericórdia do Senhor.
Por não sermos perfeitos a Bíblia nos mostra nossos erros e pecados.
Queremos que a Bíblia seja luz para expor nossos pecados ou apenas dos outros?
A luz de Deus precisa brilhar sobre nossa vida, nossa família, trabalho e as nossas condutas. Ao ir à igreja você está sendo discipulado para se parecer com Cristo.
O verdadeiro cristão é aquele que se parece com Cristo.
Se não temos conduta parecida com a de Cristo, então porque ser chamado de cristão?
Se somos pessoas mentirosas, orgulhosas, individualistas, arrogantes, como posso ser parecido como Cristo?
Temos muita dificuldade de admitir nossos erros, os nossos pecados. Em nossa forma de viver, queremos esconder defeitos elevando as qualidades.
Na maioria das vezes não aceitamos e não falamos nossos defeitos, mas estamos prontos para apontar o dedo e julgar os erros do próximo.
Se nós reconhecermos os nossos defeitos, a palavra de Deus vem ao encontro para nos corrigir e nos ensinar a viver da forma que agrada ao Senhor.
Nós precisamos reconhecer o governo de Deus na nossa vida, porque sozinhos não conseguimos cuidar da nossa vida, e nos tornarmos verdadeiros cristãos.
A mensagem de hoje trás uma reflexão sobre a vida do carcereiro. O apóstolo Paulo e Silas estava pregando a palavra e depois de um dia de muita luta, são acusados injustamente  e terminam o dia na prisão.
Paulo e Silas foram açoitados e lançados no cárcere interior com seus pés e mãos presos ao um tronco, numa cela imunda e fétida.
Eles teriam todos os motivos do mundo para murmurar, mas eles escolheram adorar a Deus.
Como você se comporta em momentos de confrontos de lutas e dificuldades?
A palavra de Deus mostra que por volta da meia noite, aqueles homens mesmo machucados, amarrados, começam a louvar ao Senhor, eles podiam estar como nós, que tantas vezes machucados por tantos motivos, nos calamos, não damos ao Senhor o devido louvor que pode nos tirar daquela situação, nós nos calamos.Os outros presos daquela prisão ficaram em silêncio ouvindo os louvores que Paulo e Silas entoavam a Deus, apesar de tudo que tinham sofrido naquele dia.Com toda certeza Paulo e Silas já haviam entendido que não se pode calar a voz de um adorador, que não são os problemas que vão os impedir de ter intimidade com o Senhor.
Paulo e Silas semearam a Palavra, mas mesmo assim, receberam de volta, violência e injustiça.
O Carcereiro recebeu uma ordem de vigiar com cuidado. Mas essa já é uma função de um carcereiro, o seu trabalho é ter todo cuidado com os presos, talvez por isso, ele prendeu Paulo Silas ao tronco.
Existe sete aspectos no cotidiano de um carcereiro no Brasil. 1) O carcereiro não pode entrar no presídio após determinado horário, é uma ordem das facções criminosas; 2) está exposto a todo tipo de perigo; 3) tem que lidar com os segredos da prisão; 4) tem que aprender a ‘esquecer’ o que vê diariamente; 5) lida com a solidão; 6) tem que intermediar conflitos; 7) lidar com o silêncio na prisão, que antecede as rebeliões.
A prisão naquela noite, não estava em silêncio, ao contrário havia uma atmosfera maravilhosa por causa dos louvores que Paulo e Silas cantavam.
Na cabeça do carcereiro estava tudo tranquilo, tudo sob controle. Não tinha nada com o que se preocupar e por isso ele dormiu.  O carcereiro achava que nada poderia atrapalhar a sua rotina.
Tome muito cuidado quando você está acostumado à rotina, fazendo as coisas de maneira automática, sem cuidado e vigilância.
Ele estava confortável. Quantas vezes, o Espírito de Deus tenta abrir nossos olhos quando achamos que tudo está normal, e tudo bem e não está.
Deus está nos dizendo: “Observa seus filhos, o seu casamento, esteja mais presente”. Mas você responde: “Está tudo tranquilo e por isso vou dormir”. E como o carcereiro somos pegos de surpresa.
E quando ele acorda vê uma cadeia toda destruída. Houve um terremoto, que abalou a estrutura daquela prisão, e todos agora estavam livres.
Naquela época se um carcereiro, soldado, perdesse um preso pagaria com sua própria vida.
E o carcereiro sabendo disso, pensa logo em se suicidar, mas Paulo o chama  e diz que todos continuavam ali, ninguém havia fugido. Como pode uma coisa dessas? Qualquer preso aproveitaria a situação para fugir, mas o fato era que todos permaneceram na prisão após o terremoto.
O carcereiro despertou de seu sono e estava todo trêmulo, pois foi pego de surpresa. Isso acontece conosco quando perdemos vemos que não temos o controle da situação.
A primeira coisa que o carcereiro deve ter pensado, por que eles não fugiram?  
E vendo a atitude Paulo e Silas, o carcereiro, se prostrou ante a eles querendo receber a Salvação, querendo receber aquele Deus que faz o impossível para libertar o seu povo, este  Deus que não mede esforços para dar ao seu povo vitória. Não somente ele foi salvo mas toda a sua família.
No final do dia de Paulo e Silas, estavam com as feridas lavadas, comendo uma comida quentinha e cheios de alegria depois de um dia terrível.
O carcereiro que vivia uma vida medíocre termina o dia convertido e feliz junto com seus familiares.
E a palavra do Senhor diz que ele recebeu ao Senhor, foi batizado, ele e todos os seus, receberão a salvação. Como a palavra do Senhor diz: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Precisamos entender o poder do reino de Deus na nossa vida.
Podemos viver um dia muito ruim, mas com Cristo terminaremos sempre bem com tranquilidade, alegria, em paz.
É preciso entender que Deus que nos governa, e no final do nosso dia vai terminar tudo bem de novo apesar de todos os conflitos e das coisas que passamos.
Apesar de viver problemas de enfermidade e financeiros precisamos crer que o dia de amanhã pertence ao Senhor e será bem melhor.
O apóstolo Paulo sabia disso e ele não ficou se lamentando. Ele tinha algo muito mais poderoso dentro dele. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Quando as coisas fogem do controle você é aquela pessoa que fica desesperada, descontrolada, sem paz? É esse o comportamento de um cristão?
Aprenda com Paulo e Silas mesmo nas dificuldades eles louvaram e creram que Deus estava no controle da vida deles.
Mesmo vivendo no meio de pessoas corruptas, desonestas, e injustas, o verdadeiro cristão não muda o seu comportamento porque ele sabe que pode vencer dentro das regras que são impostas na sua vida.
Quebrar maldição é quando você decide fazer o certo, mesmo quando todos acham que devem fazer iguais aos ímpios.
O cristão é aquele que vence dentro das regras, que está disposto a fazer as coisas de forma certa.
A sociedade acha que as coisas se resolvem com jeitinho, mas o cristão age conforme a vontade de Deus.
O carcereiro não estava preparado porque ele estava confortável. Precisamos aprender com Deus, como lidar com as diversidades da vida, para terminarmos nosso dia em paz.
Deus quer mostrar que tudo tem um fim, como um dia tem um fim, mesmo que o seu dia tenha sido um dia de cão você pode sobreviver e terminá-lo abençoado.
Se você vai à igreja sem o propósito de crer na palavra de Deus, é em vão. Qual a finalidade de sermos cristão se você não quer ser ensinado e discipulado pelo Senhor?
Como ser um cristão verdadeiro, agindo como os ímpios, sendo infiel, desonesto, mentiroso, prepotente, individualista, avarento orgulhoso, e arrogante?
O cristão sabe lidar com os problemas e conflitos mesmo vivendo momentos de humilhação porque ele sabe que somente assim o seu dia terminará bem.
Devemos liberar perdão as pessoas mesmo quando elas tornam seu dia ruim, para que você  termine bem o seu dia.
No Brasil, 70% das pessoas se denominam cristãs. Se elas fossem mesmo cristãs, estaríamos vivendo tanta violência e desigualdade em nosso país?
Se todas essas pessoas fossem mesmo cristãos verdadeiros, consegue imaginar como o nosso país seria diferente?
A vida cristã faz com que a gente sirva e seja servido. O cristão deve amar a Deus e também o seu irmão.
O cristianismo na pratica é que faz com que a gente cante na prisão, que tenhamos equilíbrio diante de conflitos, enxerguemos muito além.
O cristão deve almejar por uma vida melhor, desde que viva uma vida  de acordo com a vontade de Deus. Deixar de viver para mundo e viver para Cristo.
Entenda que o Senhor espera de nós um posicionamento para que a nossa vida seja abençoada.

O carcereiro e a sua família terminaram o dia convertidos, abençoados e em paz.
Que o cristianismo é prático, por isso, o verdadeiro Cristão é aquele mostra pelo seu comportamento e atitudes que é diferente das pessoas que não creem em Cristo.
Independente das dificuldades que estamos passando no momento, o cristão crê que o Senhor está cuidando da nossa vida e o no final do dia, semana ou ano tudo acabará bem.
O cristianismo nos proporciona esperança que o dia de amanha será melhor.
E preciso viver segundo a vontade de Deus caso contrário estamos indo contra a sua Palavra.
O Senhor nos ensina que somos luz do mundo, e por isso não devemos nos dobrar diante de sistemas corruptos.
O verdadeiro cristão sempre permanecerá firme dentro de um propósito.
O carcereiro percebeu que ter o governo do Senhor era a coisa mais importante para sua vida da sua família e com isso todos foram salvos.
Entenda que o governo do Senhor é a melhor coisa para nossa vida. Aprenda com essa palavra e viva como um cristão verdadeiro deve viver.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (16 de Setembro de 2018)