Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpari

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

É preciso mudar a cabeça!


1 Coríntios 3:1-11

“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
2 Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,
3 porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
4 Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?
5 Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;
7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.
9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
10 Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.
11 Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.
A sabedoria desse mundo é loucura aos olhos de Deus. Vocês são de Cristo e Cristo de Deus”.
Algumas pessoas cristãs parecem ter esquecido de um poderoso princípio divino: a vontade de Deus é boa,  perfeita e agradável. Muitos dizem que estão buscando viver fazendo a vontade de Deus, porém, na prática a realidade é bem diferente.
Buscar viver a vontade de Deus, implica em tratar as nossas feridas, pois a falta de tratamento deixa as pessoas desanimadas, enfraquecidas e prostradas diante das lutas.
É preciso gastar um tempo maior para curar as feridas que ainda estão abertas. O Evangelho tem o propósito de tratar nossa alma, corpo e espírito. Não se deve vestir uma roupa de religiosidade e fingir uma força e santidade inexistentes. A santidade é a mudança e a renovação pela mente. O Senhor ensina que devemos mudar a cabeça.
A mudança de mente consiste em desvincular-se dos padrões pecaminosos deste mundo; e então estar apto a conhecer “qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2
“Portanto, se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criatura. As coisas velhas são passadas; eis que todas as coisas se tornaram novas”. 2 Coríntios 5:17 
Na sociedade são poucas as pessoas que assumem as suas fragilidades, e por isso não permitem ser tratadas. Em consequência disso, muitos estão apenas à procura de receber as bênçãos de Deus sem fazer qualquer renúncia ao padrão mundano que devemos enfrentar diariamente.
Todos precisam passar pelo tratamento de Deus, para assim viverem em transformação. Não é só procurar Deus para receber as bênçãos porque a vida nos apresenta desafios constantemente. É preciso aprender a lidar com as adversidades da vida.
O Evangelho do Senhor Jesus pode tratar, curar, transformar a mente humana. Ele pode e quer tratar o que está dentro de nós, porque só o Senhor sabe de verdade quem somos em nosso íntimo.
Deus nos deu a capacidade de tomarmos decisões. Sim, é você quem decide o caminho a seguir. Deus não vai interferir nas suas escolhas.
Escolhas são difíceis de serem feitas, afinal elas nos levam a situações que geram consequências, boas ou ruins.
O texto é uma repreensão de Paulo a igreja de Corinto. Essa igreja conheceu o Evangelho, a Cristo, e dentro dela formaram-se vários grupos. E isso é estabelecido por afinidades entre as pessoas, por projetos de vidas parecidos. E quando tem uma pessoa diferente o grupo a repele.
Paulo disse: Vocês ficam discutindo como crianças, “4 Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?”.
Essa atitude infantil ainda é bastante comum em nossos dias! Muitos crentes ao invés de buscarem se relacionar mais intimamente com Cristo, gastam suas vidas com rixas, disputas e contendas com o seu semelhante.
Qual é o alicerce da sua fé? Onde você está fortalecendo os alicerces da sua vida?
Paulo está nos ensinando o fogo virá e a luz vai expor toda verdade. O fogo queima aquilo que não tem importância. Ninguém está livre do fogo e das dificuldades, no entanto, como temos lidado com as mesmas?  "Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo". 1 Coríntios 3:15
O quando o fogo passar o que sobrará?
O Senhor ensina que “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha”.  (Mateus 7:24)
Devemos curtir os momentos bons, sem enfermidades, situação financeira estável, mas não devemos esquecer que a vida não consiste só nisso.
Não é fácil lidar com adultos frustrados, porque eles sempre decidem pela vontade deles. Deus estabelece projetos, mas eles sempre querem seus projetos pessoais. Deus quer mudar a vida deles, mas eles querem viver a sua vida.
O projeto de Deus não é individualista, Deus nos faz olhar para o próximo, e é abençoado quando abençoamos o outro.
Paulo ensina não seja sábio aos seus próprios olhos, sejam um pouco louco para se tornar sábio.
Talvez você ouça não seja louco ao fazer isso, mas lá na frente virão que você fez a escolha certa segundo a vontade de Deus.
É o Evangelho de Cristo que abençoa a sua vida, quando o fogo vier, você será vitorioso. O fogo pode até queimar alguma coisa, mas não abalará as suas estruturas e a reconstrução sobre os alicerces em Cristo será muito mais rápido.
Muita gente sofre dentro da igreja, porque não deixa o Evangelho mover algo dentro delas.  Essas pessoas serão apenas frequentadores de igreja.
Deus fez o homem com vontade própria, e ele escolheu o pecado. Deus nos dá a oportunidade de mudança e restauração através de Cristo.
Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação da sua mente. O Senhor tem um novo caminho a você, contrário do mundo e a decisão cabe a você.
O Senhor tem um novo caminho para todos nós. Perdoe, ore pelos seus inimigos, abençoe as pessoas. Não desconte os seus problemas, frustrações nas pessoas próximas a você. Pare de fazer vitimas.
Quando o fogo vem ele mostra como as pessoas são de fato. Ele mostra quem somos de verdade, quais são as nossas estruturas.
Reflita o que de verdade está mudando dentro de você.
Faça a escolha certa e quando o fogo chegar não abalará as suas estruturas.
Deixe o Senhor renovar a sua mente. Esse é o caminho do certo. O Senhor não vai perder nenhum que escolheu o caminho dele. Coloque o seu coração no Senhor.
Fortaleça a sua estrutura no Senhor. Não queira maquiar a sua estrutura, porque quando o fogo vir mostrará quais são as estruturas verdadeiras. Você tem vontade própria então decida qual o caminho a seguir. Jesus em nós é o melhor caminho!
Jesus é a nossa estrutura   “ Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". (1 Pedro 2:6)


Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (11  de Agosto de 2019)