Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpari

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Presente = Futuro?

Rute 4:13-17

13 Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.
14 Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
15 Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
16 E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.
17 E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

A Bíblia diz: “O justo vive pela fé”. Mas o que é viver pela fé?
A base para viver pela fé é deixar de lado a presunção (ato de presumir, julgamento baseado em indícios e aparência).
Desde criança projetamos o nosso futuro pelo presente. Você se lembra do que você sonhava em ser quando era criança?
E hoje você é o que você projetou? Você vive seus sonhos?
Nós fazemos planos em todas áreas da nossa vida, familiar e profissional, mas a vida nos leva por caminhos diferentes e muitos dos nossos sonhos acabam não sendo vividos.
Convivemos com pessoas que estudaram tanto para uma determinada profissão e as circunstâncias da vida podem fazer com elas não exerçam a função pela qual se prepararam.
O nosso presente pode influenciar o nosso futuro, no entanto, você pode cuidar para que um presente difícil não te impeça de sonhar.
Algumas pessoas não projetam o futuro porque vivem no presente muitas dificuldades. Ficam com o coração cheio de sentimentos ruins, decepções e fracassos. E o recomeçar para essas pessoas fica difícil por estarem desgastadas, levando-as a se anularem e não avançarem.
Não podemos achar que tudo que vai acontecer na nossa vida estará sob o nosso controle absoluto. Que temos todas as respostas e recursos para realizar nossos projetos.
Reflita: O seu projeto está alinhado com o projeto de Deus para sua vida?
Como saber qual é o projeto de Deus em nossa vida? 
Deus nos dá a orientação e devemos realizar. Como recebemos essa orientação?
Muitas vezes ficamos ansiosos por que Deus não mostra o projeto dEle para a gente palpitar.
Com nossa capacidade limitada queremos opinar no projeto de Deus. Precisamos confiar no Senhor e deixa-lo proporcionar surpresas.
E para isso precisamos viver pela fé e deixar Deus tomar conta da nossa vida.
Deixar Deus fazer, é submeter e obedecer ao Senhor porque somos nós que iremos realizar.
Deus dá o comando e nós devemos praticar o que Ele está orientando para nossa vida.
Viver pela fé é colocar em prática o que Deus nos ordena.

Noemi foi esposa de Elimeleque, mãe de Malom e Quiliom e sogra de Rute e Orfa.
Noemi viveu durante o período dos juízes em Israel. Noemi formara uma abastada e distinta família que morava em Belém de Judá.
No entanto, houve uma grande fome em Belém, o que fez com que Elimeleque resolvesse se mudar daquela região em busca de melhores condições de sobrevivência para sua família. Nessa época o povo de Israel vivia um período de grande instabilidade e escassez.
Após a morte de Josué, os israelitas se envolveram em frequentes casos de infidelidade e rebeldia contra Deus, que refletia diretamente em uma decadência moral e política. Nesse período Deus levantou grandes homens para libertar o povo das mãos de opressores, mas logo que desfrutava da benção da providencia de Deus o povo voltava ao seu estado de rebeldia.
Isso também acontece nos dias de hoje, se não escolhermos nos lembrar da palavra de Deus e vivê-la, levamos uma vida toda desorientada e tomamos escolhas erradas.
Quando o povo se esquecia de Deus eles padeciam. Noemi viveu um tempo em que o povo se afastou de Deus, e viviam em sofrimento.
A família de Noemi foi para Moabe buscando uma vida melhor, mas acabou encontrando a tragédia. Em Moabe seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Tão logo, a Bíblia também nos informa que Malom e Quiliom morreram. Assim, Noemi, que já era viúva, acabou ficando completamente desamparada, sem marido e sem filhos.

O coração de Noemi estava cheio de sentimentos ruins e achava que Deus a estava punindo com a morte de seu marido e filhos.
Tem muita gente pensando assim, atribuindo à Deus o sofrimento das suas escolhas, mas Deus não quer nosso sofrimento, pelo contrário Ele tem o prazer em nos abençoar.
Os nossos sofrimentos na maioria das vezes são resultados de escolhas erradas.
Se atribuirmos a Deus os nossos sofrimentos, então como pedir a Ele o socorro?
Quem vai nos aliviar? Quem vai ser o Consolador? Quem vai nos ajudar a superar as dores?
Tem muitas pessoas que atribuem a Deus os seus sofrimentos e depois ficam fazendo sacrifícios achando que vão comover o coração de Deus para receber suas bênçãos.
Noemi atribuía a Deus todo o seu sofrimento, mas na verdade todo sofrimento foi causado pelo povo ter se afastado, esquecido de Deus e por fazerem escolhas erradas.
Noemi se tornou uma pessoa amarga e sem esperança devido às condições do presente. Ela não conseguia sonhar e projetar. Estava sentenciada a morrer amarga sem sonhos e sem projetos.
Noemi achava que Deus estava punindo-a.
Num determinado tempo Noemi recebeu a notícia de que o Senhor tinha visitado o povo de Israel, e o período de escassez havia terminado.
Na volta para sua terra Deus mostra a ela o quanto Ele o amava. E a partir daí ela percebe que não era Deus que estava gerando todo aquele sofrimento, e que era Deus que estava fazendo soprando nela esperança novamente.
Precisamos viver por aquilo que Deus nos direciona. E fazer o que Deus está nos mostrando.
Então Noemi resolveu voltar para sua terra natal. E sua nora Rute, resolveu acompanhá-la em direção a Belém.
Ela havia saído de Belém com uma família proeminente, repleta de esperança por dias melhores, mas estava retornando sem seu marido, sem seus filhos, sem esperança e sem alegria. 
Ao chegarem em Israel, Rute e Noemi se estabeleceram em Belém. Porém, sendo ambas viúvas e precisando de alimentos, Rute passou a colher cereais nos campos de Boaz que era parente do falecido marido de Noemi.
Deus em sua infinita misericórdia coloca Boaz no caminho de Noemi e Rute. 
Rute e Boaz se aproximam e se casam, gerando um filho abençoado que recebeu o nome de Obede.
Noemi, aquela mulher amarga, com o coração cheio de rancor, depois de um tempo estava com um bebezinho no seu colo e vivendo uma vida totalmente diferente.
A sua nora Rute agora casada com um homem bom, temente a Deus, bem sucedido. Todo sofrimento e miséria tinha acabado.
Aquela mulher amarga que achava que Deus tinha causado tanta dor e sofrimento, agora ouve das  outras pessoas: “Noemi você é uma pessoa honrada, louvado  seja o nome Senhor”.
Não podemos avaliar o futuro pelo presente que estamos vivendo. Nem sempre o nosso futuro será igual o que estamos vivendo agora.
Se você está vivendo o que Noemi viveu e acha que não vai ser nada e está sem sonhos, tenha fé porque Deus está cuidando e projetando o seu futuro como Ele fez com Noemi e Rute.
Como podemos realizar as coisas de Deus com o coração cheio de amargura?
Não podemos olhar para o futuro e medi-lo de acordo o que estamos vivendo no presente.
Deus não quer o sofrimento na nossa vida.  
Quando ouvimos “Se você não vem pelo amor virá pela dor”. Isso não é verdade nunca devemos buscar a Deus por medo.
Não tenha essa mentalidade religiosa que Deus irá te destruir se você não fizer aquilo que Ele quer e te orienta. Se você acredita nisso, então onde está a misericórdia e a graça de Deus?
Enxergue seu o futuro pelos olhos da fé.
Quando temos fé que Deus está conosco, nos enchemos de força  para enfrentarmos as dificuldades atuais crendo num futuro abençoado.
Deus não quer de nós uma vida religiosa. Ele quer ter um relacionamento verdadeiro, intimo e de amor conosco.
Você pode sonhar e ser feliz e realizar seus sonhos os seus projetos.
Deus não quer privar você de coisas boas e prósperas. O desejo de Deus é que você seja feliz e abençoado.
O presente não pode pautar o teu futuro. Nosso futuro não está condenado pelo nosso presente.
Muitas pessoas não sonham mais por estarem vivendo lutas e dificuldades no presente.
Deixe Deus entrar no seu coração e Ele mostrará como projetar o seu futuro.
Você não será feliz se basear seu futuro pelo que esta vivendo no presente. Não paute seu futuro no seu presente.
Somente Deus pode mudar e transformar nosso presente para que possamos viver um futuro abençoado.
Deus quer nos ver sonhando novamente. Não limite seus sonhos por aquilo que você está vivendo.
Só tendo fé no Senhor saberá o que irá viver no futuro porque a graça do Senhor é contigo.
Nossas conquistas e nossos sonhos só serão abençoados com fé em Deus, mas para isso devemos deixar de lado todos sentimentos ruins que nos impede de viver uma vida feliz e abençoada.
Independente das lutas e dificuldades que você esta passando você precisa confiar no Senhor e nos teus ensinamentos. Precisa ter a coragem de se entregar completamente ao Senhor.
Devemos deixar de ser presunçoso, achar que irá viver pelas próprias forças.
Precisamos confiar e voltar a sonhar. Ter fé que Deus esta preparando um futuro abençoado.
Caminhar com o Senhor é bom, porque Ele é bom!
Os ensinamentos de Deus servem para nos ensinar e nos limpar de todas as coisas erradas que ficaram impregnadas em nós.
Senhor, lava-nos com teu Espírito e a tua unção. E que o teu fogo venha sobre nós para que nossa chama possa aumentar cada vez mais.
Que o fogo do Senhor continue em nós para deixarmos sempre brasas acesas.
Se você se tornou uma pessoa amarga como Noemi, decida depositar toda confiança no Senhor.
Saia desse estado de desânimo e deixe todo pessimismo de lado, porque a alegria do Senhor vem pela manhã. Tenha fé que o Senhor está cuidando da sua vida.
No livro de Rute, a história de Noemi começa no meio de grandes tragédias, mas termina com a bênção da misericórdia Divina. A vida de Noemi nos ensina, sobretudo, que é Deus quem está no controle de todas as coisas, Ele é quem conduz a História e nada foge do seu controle.

Aos olhos humanos, Noemi estava destruída, privada da felicidade, mas nos planos soberanos do Senhor Noemi voltaria a sorrir, segurando no colo aquele que foi avô do grande rei Davi.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (03  de Junho de 2018)