Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpari

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização



Cultos On-line - Texto

Temor ao Senhor


1 Reis 9 : 1-7

1 Quando Salomão acabou de construir o templo do Senhor, o palácio real e tudo mais que desejara construir,
2 o Senhor lhe apareceu pela segunda vez, como lhe havia aparecido em Gibeom.
3 O Senhor lhe disse: "Ouvi a oração e a súplica que você fez diante de mim; consagrei este templo que você construiu, para que nele habite o meu nome para sempre. Os meus olhos e o meu coração nele sempre estarão.
4 "E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças,
5 firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel.
6 "Mas, se vocês ou seus filhos se afastarem de mim e não obedecerem aos mandamentos e aos decretos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los,
7 desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então motivo de zombaria entre todos os povos.

Salomão ao terminar o Templo, ele o dedica ao Senhor. Dedicar significa consagrar; entregar. O Senhor promete a Salomão que nele, confirmará o trono de seu pai Davi, assim como havia prometido, tudo o que ele precisava fazer, era permanecer em obediência ao Senhor e aos mandamentos. Quando dedicamos a Deus, nossa vida, filhos, casamento, bens temos que confiar nEle e saber que a partir daquele momento o Dono é Deus. O Senhor fará tudo o que lhe aprouver. Caberá a nós colocar em prática os mandamentos Dele para que a vontade de Deus se realize naquilo que lhe dedicamos.
Muitos cristãos dizem: “Dedico minha casa ao Senhor”, mas ela nunca é usada para obra do Senhor! Isto é tão incoerente. Se você entregou algo a Deus então permita que Deus faça o que deseja. Pare de ficar palpitando o tempo todo.
A resposta de Deus a Salomão foi  prometendo bênçãos pela obediência, mas também advertindo acerca das calamidades decorrentes da desobediência, ou seja, se eles se desviassem dos mandamentos e se tornassem idólatras:  Israel perderia as terras da promessa; o Templo deixaria de ser o lugar da presença do Senhor; a nação se tornaria objeto de zombaria e vergonha.
Salomão começa a estabelecer que o templo fosse maior que Deus. O povo deveria voltar o coração a Deus e não ao templo. O que Salomão pediu estava voltado ao templo e não a vontade de Deus.
O templo era uma bênção e um marco na história do povo de Israel. No entanto, jamais seria garantia de tratamentos privilegiados da parte de Deus. Toda garantia estaria vinculada à obediência aos mandamentos e projetos de Deus.
Salomão tinha uma promessa de Deus, e ele construiu o templo do Senhor, mas essa construção não era garantia de bênçãos.
O que impressiona Deus não são os grandes templos. O que impressiona a Deus é se o coração do homem está voltado para Ele e se está disposto a obedecê-lo.
O que importa para Deus é coração do homem e não o que ele pode realizar. Devemos fazer o que agrada a Deus. 
Deus só queria que Salomão e seus filhos obedecessem aos seus mandamentos. Assim como cumpriu com Davi seu pai também faria o mesmo com Salomão e sua descendência.
Não é o que você é capaz de produzir e realizar que impressiona a Deus. Deus só quer obediência ao que Ele manda fazer. Obedecer a sua vontade é  que demonstra se cremos  nEle.
Devemos desconstruir o que está errado. Somos honestos não por causa da religião, mas porque não é nada mais que obrigação como cristão, é o que Deus quer de nós.
Não é só fazer as coisas para impressionar as pessoas. O que importa é o que está dentro do seu coração.
Em Eclesiastes 5:1  Salomão escreveu: “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.”
O que é guarda o teu pé, o que Deus quer nos ensinar?
Guardar o teu pé é não fazer votos promessas que você não possa cumprir. O rei Salomão alerta aos filhos de Israel que o modo de proceder bem ao entrar no tempo é dar ouvidos à palavra de Deus, em lugar de oferecer sacrifícios.
Não faça voto que você sabe que não vai cumprir. O que importa é o teu coração diante do Senhor. Muitos fazem votos hoje em dia até cantando: “Só quer ver você”; “Tu és meu tudo”; “Tudo a Ti entrego”, e logo mais estão comprometidos, felizes com tantas festas e ambientes que em nada agradam a presença de Deus.
Se é só Senhor que lhe satisfaz, então porque querer um pouquinho dos outros deuses? Se o Senhor é o Único Deus, então porque está abrindo concessões a outros deuses?
Deus só quer tirar o nosso coração duro e colocar um coração de carne.
O Senhor não quer se você se comprometa com aquilo que não pode fazer.
O Rei Salomão após construir o templo, ele se compromete com coisas e que não iria cumprir. Ele se envolve com mulheres de outras culturas e religiões. Ele leva tudo isso para dentro do templo do Senhor.
Aquele homem que fez vários votos ao Senhor, não cumpriu. Não cumpriu porque  Salomão estava com o coração voltado para ele mesmo.
A desobediência de Salomão fez com que seu reino terminasse decadente e dividido. Cadê o coração de Salomão?
 Se você não for obediente o que Deus lhe confiar, não adiantará de nada,  tudo não passará de vaidade.
O que adianta uma igreja linda e cheia de pessoas com o coração longe de Deus?
Não são os grandes templos que impressionam a Deus, porque um dia tudo acabará.
O que impressiona a Deus é se teu coração está voltado a Ele.  Que você seja uma pessoa que transforma a sociedade através da palavra do Senhor.
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Não faça promessas ao Senhor se você não vai cumprir. Guarde os teus pés. Tema a Deus!
Você  não deve ir à igreja para assistir o culto e sim entregar o seu culto a Deus. Isso é como se você observasse a Deus, e Ele fosse embora e não falasse nada com Ele.
Como você pode estar na presença do seu grande amigo e não conversar com ele?
Coloque diante do Senhor os seus medos, ansiedades, as suas necessidades e o teu coração.  Impressione a Deus com tua adoração e obediência.
Queremos bênçãos do Senhor, mas O desagradamos com nossas condutas. Quem é o verdadeiro Deus?
Se você está dividido em dois senhores, uma hora agradará um e desagradará o outro. Que possamos ter um posicionamento real e uma convicção de fé. Que essa mensagem possa lhe corrigir e também abençoar a sua vida.
Se o nosso coração mudar, obedecer e  agradar a Deus você e toda sua família será abençoada. Sem posicionamento nossa família ficará dividida.
Deixe Deus trabalhar no seu coração. Você não vai precisar apresentar um templo maravilhoso para Ele ser fiel a você. Só seja fiel e obediente a Deus.
O propósito dessa mensagem é nós fazer refletir: Se queremos ter uma fé voltada somente ao Senhor e tornarmos exclusivos a Ele.
O seu coração é do Senhor ou de todo mundo?  A Cristo e somente a Cristo seja dada toda a adoração para sempre e sempre.


Igreja do Evangelho Quadrangular do Jd. Palmira e Pari.
Pastor Marlon Góes. (16  de Junho de 2019)