Home
História da Quadrangular
Cultos on-line
Pedidos de oração
Diaconatos
Louvor e adoração
Estudos Bíblicos
Galeria Fotos

Radio Ieqpari

Facebook

Fale conosco

Em memória Pr. Jonas da Lapa

Localização


Em memória ao Pastor Jonas da Lapa

     

Não aja com o coração e nem com a razão, aja segundo a direção de Deus.


Êxodo 13:17-22 

“17 Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o mais curto. Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de idéia e voltem para o Egito, quando virem que terão de guerrear.” 
18 Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito armados para guerrear. 
19Moisés levou o corpo de José, pois José havia feito os israelitas jurarem que fariam isso. Ele tinha dito: “Quando Deus os libertar, levem daqui o meu corpo.”

20 Os israelitas saíram de Sucote e acamparam em Etã, onde começa o deserto. 
21 Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite. 
22 A coluna de nuvem sempre ia adiante deles durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite.”


A nossa vida ela pode ser dirigida por nós, pelos arbítrios da decisão, somos seres racionais, não somos animais, temos lógica, coerência e podemos decidir pelas nossas vidas.

A grande dificuldade é que nós  erramos,  e escolhemos mal muitas vezes , e o sucesso de nossa vida,nossa vitoria é a soma das nossas decisões.

Você vive hoje o reflexo de tudo que você decidiu, dos caminhos que você escolheu para você.

Ninguém paga mais o preço do que nós mesmos pelas nossas decisões. E ai é que complica a vida. A tua cabeça é uma sentença em função daquilo que você faz e decide.

Quando você for colocar alguém para conviver na tua casa, na sua família , tome cuidado, preste atenção, as vezes agimos com o coração, mas devemos primeiro preservar o que estão com você pense naqueles que estão na tua casa.

Não abra a porta da tua casa e da tua empresa sem a direção de Deus.

Nós somos o resultado das nossas escolhas, das nossas escolhas sentimentais, grande problema que temos no relacionamento com as pessoas é a nossa culpa, porque a decisão é a sua, você é que diz sim.

Quando você for andar com alguém é você que decide. Ninguém interfere, você não permite a interferência.

A mensagem tem essa direção, olha para o teu coração e toma cuidado com ele, as suas decisões não podem ser emotivas.  

Decisão emotiva de vida, elas refletem em atraso, perda, dor, sofrimento.

É ai que a mensagem de Deus nos ensina que apesar de Deus nos dar o arbítrio deixa que Ele esteja no controle da tua vida.

Não faça uma viagem solitária nessa vida decidindo todas as coisas, que você possa aprender a deixar Deus decidir e dirigir a sua vida.

Quando o homem dirige a sua vida ele vai para o que é mais fácil, homem decide por  aquilo que é mais perto, rápido, homem quer facilidade.

Se ele puder ficar aqui e dar tudo na mão dele é melhor. O homem gosta do aqui e agora.

Dificilmente o homem na emoção pensa no futuro, pensa nas conseqüências, homem quer o melhor, homem quer tudo ali mais fácil.

O homem não gosta de enfrentar os problemas, nossa decisão não gosta de enfrentar e ir dentro do problema, o homem  gosta de desviar dos problemas, ele  gosta ir a periferia do problema, passar perto e não quer problema para ele.

O homem é assim fácil e rápida, agora, aqui na minha mão.
Deus não é assim, Deus não age assim,  essa não é a direção de Deus.

Provérbios 14:12

“12 Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.”


Olha que sabedoria, Salomão que escreveu isso, ás vezes você pensa parece bom, nos agimos muito pela aparência. Homem por exemplo tem um olho gordo, vai pela aparência, é só passar uma mulher bonita, fica com olho em cima, vai pela aparência, parece mais não é.

Por isso quando você decide pelas suas emoções você pensa que esta fazendo o melhor, mas este é o caminho de morte.

E ai que você diz parecia também, mas como cheguei a esse buraco. Decidiu mal, por isso  paga o preço.

A mensagem fala de como Deus age, como a decisão de Deus é importantee quem consegue viver nessas condições é muito abençoado.

Jeremias fala uma coisa importante.

Jeremias 17:9
“9 Quem pode entender o coração humano?
Não há nada que engane tanto como ele;
está doente demais para ser curado.’

Você não sabe como o teu coração é perverso, muitas vezes desejamos que se destrua alguma coisa da vida do outro para que nós tomemos aproveito. 

De repente desejos estranhos que toma o nosso coração.

O problema de ser um homem ou uma mulher de negócios é você conseguir ganhar dinheiro, e fazer bons negócios sem que seu coração seja perverso. 

Normalmente a grande forma de ganhar dinheiro é enganar os outros, você vai mal e eu vou bem, lei de Gerson, vou tomar vantagem, no que eu posso ter vantagem nisso sem pensar naquele que foi prejudicado.

O coração é perverso, não te engane cuidado com teu coração, não aja nem coração e nem com a razão, haja segundo a direção de Deus.

Então olhando para o texto que nós lemos alguns ensinamentos de Deus:

  1. - O senhor quando trabalho hoje Ele pensa no futuro. O Senhor não trabalha só o tempo de hoje. Quando ele tirou o povo do Egito, Ele já falava sobre Canaã, o lugar onde eu preparei para você chegar e lá tem leite, mel é um lugar abençoado.

Tudo que vem de Deus é para agora e é para amanhã.

Não adianta você ter um domingo maravilhoso e esquecer que amanhã segunda-feira é um dia terrível.

Você tem que ter uma vida voltada sempre para o futuro, as tuas escolhas devem ser sempre voltadas o que te espera lá na frente, eu quero viver melhor agora e sempre.

Eu não quero isso para mim agora, porque eu penso no amanhã. 

Pense nos teus filhos aos trinta, quarenta anos, não pense somente agora com cinco, com três e com dez anos.

Deus dizia sai do Egito que eu te levo para lá, a terra prometida. 

Quando estamos com Deus a nossa vida é abençoada lá na frente.

Diga: - Eu terei uma vida abençoada lá na frente.

Esse imediatismo é coisa de homem, é emoção.

Por isso que a paixão não significa ela não significa  um grande amor, uma grande vida, a paixão termina, mas o amor permanece.

A paixão é imediata, a paixão é violenta, ela transpira, arrepia, mas depois fala e agora, já foi você pensou como criatura, hoje e agora.

Deus disse: - Estou pensando lá na frente.

O texto da palavra de Deus diz coisa interessante que mostra a tua forma de agir.

Êxodo 13: 18
18 Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito armados para guerrear.”

Olha Deus esta dirigindo o povo,  você pode dizer, mas Deus me leva para o problema, verdade, quando você decide você foge do problema, mas Deus faz o contrário Ele te põem no meio do problema é diferente do homem. 

Deus esta com você no meio do problema, uma coisa que esse versículo diz e subiram os filhos de Israel.

Quando Deus esta no controle nos não descemos, nós subimos, estou indo de frente para o problema.

Você pensa que Israel entrou no mar vermelho, como estivesse fazendo turismo, todo feliz, já pensou nisso. Existiu o temor nessa passagem, mas Deus te leva para andar no meio do problema.

O Senhor diz assim você esta correndo do problema, mas Deus esta contigo no meio do problema.

Não tenha medo de nada, não é porque ter medo, o Senhor esta contigo.

Quem é medroso não faz nada, você precisa aprender com essa palavra que os problemas são para serem enfrentados.

Deus esta dizendo a você não tenha medo do problema, enfrente-o encare-os sem medo, e diga Deus me leva para dentro do problema e fica comigo.

Essa é a direção de Deus, não é ficar sem dormir amanhecer o dia acordado, insônia, não adianta, vai piorar a situação isso vai lhe dar mais problema. 

Você tem que ir à presença de Deus, e dizer Senhor eu estou no meio do problema, e eu vou atravessar e peço que esteja comigo, e eu não vou descer, porque o Senhor vai me fazer subir.

Seja profetizado que todos os teus problemas sejam resolvidos no tempo de Deus.

Porque Coisa fácil é para homem, mas dificuldades são para o Senhor Deus, é com Ele mesmo, o sobrenatural é com Ele mesmo. Mudar o destino das coisas é com Ele mesmo.

Não adianta você procurar facilidade. É como divida, em vez de resolver o problema, você vai e faz outra pior, você acumula problema, não adianta procurar facilidade, enfrente o problema.

Não encarar o problema é ficar chorando. As coisas mais difíceis Deus realizam e Deus faz.

Você tem perdido o sono por causa de divida, esta  preocupado por que não tem colocado Deus para ajudá-lo no seu problema.

O Senhor ensina algumas coisas lindas na citação abaixo:

Êxodo 13:21
21 O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.


Olha que coisa bonita que ele disse e o Senhor ia adiante deles, o Senhor entra no meio do problema e vai à frente, dia nuvem a noite coluna de fogo, isso significa que 24horas do dia Deus esta junto com eles.

Falando na coluna de fogo, essa é super natural, hoje tem toda a tecnologia moderna para andar no deserto, que é seco árido, terrível, muita gente não sabe que no deserto a noite é quando as serpentes aparecem, naquela época ninguém entrava no deserto, pois tinha ladrões, inimigos e as serpentes para te atacar.

A coluna de fogo ela fazia as serpentes e sentia como algo assustador, imagina a natureza ver uma coluna de fogo na frente.. Quando Deus esta a frente do seu problema, do teu deserto, as serpentes não lhe atacam. 

As serpentes são seus inimigos, o diabo, você pode fugir de uma serpente, mas só a coluna de fogo pode repreender as serpentes.

Pelo Espírito de Deus seja profetizado na sua vida que não haverá serpente que possam picar o teu calcanhar, a tua família, todas as serpentes que tentam lhe atacar que seja pisado na cabeça de todas em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Senhor é contigo de dia e de noite.

Não adianta dizer para você anda pela a rua, compra uma bota grande, tem serpente, a vida tem serpente, quem tem empresa,  quem tem sonhos, tem serpentes. 

É mentira dizer que tudo é fácil, mas o Senhor vai a tua frente. Você não vai longe sem Deus, a tua vida sem Deus não tem sentido.

Não é questão de religiosidade é questão de sobrevivência. 

Por isso que você não pode decidir, não deixa o teu coração decidir.

E de dia era nuvem, porque nuvem, o que é nuvem?

É o movimento da atmosfera, não haveria vida na terra se não existem as nuvens, o vento, é o vento que abençoa a natureza, torna a vida agradável, leva a brisa, o calor.

Por isso que o vento de dia levava o povo de Israel, nós temos o vento levado desde Gênesis,  o sopro sobre o boneco sem vida.

Agora nuvem anda por todos os lados, ela vai e a nuvem para, e que o povo fazia? A nuvem foi o povo ia, a nuvem parou, o povo parava, a nuvem virava o povo virava, vai atrás.

Existe hora de andar e existe hora de parar. 

Aquieta-te é hora de ficar quieto, psiu!

Casais quando um ficar bravo, o outro deve ficar quieto, fique calmo, ouve, não briga, deixa passar, quando um fala muito, deixa falar, ouve fique quieto, isso é ensinamento de Deus. 

As coisas de Deus são fáceis de absorver!

Quando a nuvem anda você anda a quando a nuvem para você para. 

Existem meses, semestre que nos paramos, às vezes queremos expandir, crescer,  mas consulte a Deus em tudo que você fazer, siga a direção a Deus, vou ou não vou.

Mas o homem só faz besteira e acumula besteira, vai num ímpeto como um touro bravo, mas Deus diz tem momentos de calma, momentos de quietude.

Ensinamentos de Deus, a nuvem ela fica 24hs e sempre vai te levar a vitória, a Canaã, ela nunca vai te levar ao constrangimento.

Aprenda uma coisa muito importante à presença de Deus na tua vida facilita a sua trajetória, não quer dizer que não é difícil, mas é facilitada, você sofre menos que outra pessoa sem Deus, o que você agüenta uma pessoa sem Deus não suporta.

O que mata muita gente, em você nem febre faz, a presença de Deus facilita a tua trajetória.

A presença de Deus facilita a tua trajetória, os teus problemas, não quer dizer que não terá problema, mas você tem a consolação e direção de Deus e facilita a sua vida.

E só por isso vale a pena andar com Deus, a capacidade que temos de suportar.

As serpentes estão aniquiladas pela presença do fogo de Deus.

Diga: - A minha vida, casa é um tornado de fogo, um fogo abrasador e as serpentes não chegam perto quando o tornado de fogo esta presente.

E de dia nuvem e de noite fogo de Deus.

A tua casa  é um tornado de fogo. O diabo chega a  casa quando ele encontra moleza, frieza, encontra aquele mal estar,  ele diz não tem valente aqui, eu vou encarar, mas quando ele chega e tem valente ele sai fora.

Diga a minha casa é uma coluna de fogo.

Quais as condições de Deus para que ele mantenha essas coisas na sua vida?

A primeira obedecer à nuvem, obediência, a nuvem vai você vai a nuvem vai você vai.

Quando Deus mandar você calar boca, cale a boca, quando Deus mandar você falar, você fale, isso chama obediência, Deus não lida com desobedientes.

Se você pensa em fazer ou comprar alguma coisa, pergunte a Deus isso é bênção para minha vida?  Ele vai tocar em seu coração, e se Ele disser não é bênção não faça.

Deus tem propósito em tudo na sua vida, obedeça ao que Deus esta lhe dizendo.

O Espírito de Deus esta dizendo: - Não reclame por algo que você não fez, mas o Senhor esta dizendo não fez porque o Senhor não quis, eu conheço o amanhã disso e não era benção para sua vida.

Obediência, Deus sabe de todas as coisas, não faça nada sem consultar a Deus antes, deixe a Deus mostrar o caminho certo, somente Deus sabe do que é melhor para seu futuro.

As coisas que Deus dá são: - Atravesse o mar Vermelho que eu estou com você, não tem coisas fáceis, jeitinho, as coisas de Deus são sérias, e por isso que a tua prosperidade tem que ser abençoada por Deus.

1 - Primeira condição para Deus agir na tua vida é obediência.
2 - A segunda condição de Deus agir na sua vida é crer, é a convicção que Deus não vai te deixar, Ele vai te dar o melhor, você tem problemas, mas vou chegar à terra prometida, a vitória.
Tem gente que crê, mas não tem convicção, Deus vai te dar o melhor, creia, tenha convicção, não tenha dúvidas!
Deus é contigo, e Ele vai te levar.
3 – A terceira é Confiança, quer dizer entrega, você se entrega, mesmo sendo uma situação , uma condição difícil você confia.

Êxodo 14:2
“2– Diga aos israelitas que voltem e acampem em frente de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar Vermelho, perto de Baal-Zefom.”


O que Deus esta falando para eles, para e volta, Deus esta dizendo assim volta um pouco assenta e espera, as vezes você retrocede para avançar, dependo das circunstancias, Deus  manda para, retrocede um pouco é estratégico, esta deixando você retroceder, e isso não é derrota, é andar um pouco para trás, é necessário, para depois avançar.

Voltar para atrás não é derrota, é estratégia de Deus, e só quem esta na direção de Deus sabe a hora de ir e de voltar.

Retroceda na direção de Deus. Você pode estar voltando estrategicamente, você não esta sendo derrotado.

Êxodo 14:3
“3 Assim o rei do Egito vai pensar que os israelitas estão andando sem rumo, perdidos no deserto.”


Faraó que é um perdedor, e representa o diabo, agora esta dizendo assim: - eles estão com problemas, os inimigos falam mas isso não significa que você deve esmorecer, não tenha medo do que as pessoas falam, dizem, falam porque querem falar, não importa o que vão falar, não viva para ouvir o que os outros vão falar.

As pessoas vão falar, mas descanse o seu coração, muitas delas não te amam, e falam por que são diabólicas e malignas falam por querem falar e não de bola para que as pessoas falem.

Quando as pessoas falarem mal de você, ore, abençoe-as. 

As pessoas falam, injustamente, são maldosos, mas não fique preocupado, pois Deus esta na sua frente, esta contigo e cuida de você.

É muito importante que Deus possa falar, e importante é quem tem falado por último em sua mente.

Os espiãs foram doze homens para olhar a terra  prometida por Deus ,mas dez deles disseram que existiam gigante, e seriam derrotados, e só dois falaram existiam dificuldades mas que com Deus venceriam. Dos espiões dez falaram contra e dois falaram a favor a palavra de Deus, e o povo foi com os dez homens.

Quem esta dando a ultima palavra na tua vida, a última palavra te traz derrota, depressão, quem esta comando a tua vida, aquele que vêem e  diz vamos entrar, lá em abençoado para entrar, ou  a turma que diz lá é porcaria não presta.

E você decide a seguir aqueles que dizem para não entrar.

Muito de vocês tem ouvido a Deus falar, ai vem outro e falam coisas e você aceita, quem dá a ultima palavra na sua vida? Essa é a chave da questão.

Quem esta dando a ultima palavra na tua vida, vá pelo discernimento de Deus, ouça as coisas de Deus para a tua vida.

Como eu sei que é Deus que esta falando e não o homem?

Eu minha emoção, coração, coração perverso algumas coisas que você precisa saber quem esta falando.
Primeira coisa importante a palavra de Deus é profunda no teu coração e permanente, tudo o que Deus fala é permanente e profundo porque ele fala com a dimensão da frente.  Ele esta te dizendo algo não para algora e não para hoje, ele esta dizendo algo permanente.

Segunda coisa, Deus não fala em mistérios, Ele fala as claras, se tem duvida não é de Deus, desista, não é de Deus. 

É essa casa, é esse carro, vou ou não vou, não vai, tudo que é duvida é do diabo e é do teu coração.
Tudo que é dúvida é do diabo ou do coração teu, vou ou não vou, então não vá.

Sempre decida assim, em todas as áreas de sua vida.

E a terceira coisa, Se você sentiu paz, tudo que vem de Deus trás paz. 

Quando tem dúvida não faça, dúvida encerrou. Mais ou menos não é coisa de Deus.

Quando alguém pergunta como você esta? Diga vou bem, porque Deus diz que tudo vá bem a tua vida, mesmo no meio do problema Deus esta comigo.

Tudo que vai bem é de Deus, mais ou menos não é de Deus é do diabo.

Quando alguém perguntar, você acha que isso é coisa boa? Responda você esta sentido paz, senão estiver sentido, então não é de Deus, é coisa de homem.

Decida assim tudo que é de Deus trás paz, tudo que é do diabo dúvidas.

Tudo que é para agora não é de Deus, tudo que é Deus é profundo, profundo.

Qual a  diferença entre Egito e Canaã ?

No Egito a escravidão, mas em Canaã de Deus há  bênção da liberdade do Senhor,  no homem a  prisão mas em Deus a liberdade do Senhor, a benção de Deus.

No Egito fome, no Canaã a fertilidade, a benção de Deus.

O que Deus tem para mim tem problemas, serpentes, mas com Deus vitória.

Você precisa sair da escravidão, Canaã liberdade, pode enfrentar todos os problemas, mas tem a benção de Deus.
Deus te mostrará a benção que tem lhe prometido. 

A tua benção já esta chegando, e Deus vai responder, e quando chegar, receber agradeça a Deus, dê uma glória a Deus bem grande, forte e bem alto glória a Deus.

O tempo de derrota acabou, se você decidiu mal você tem tido maus momentos, mas agora você vai decidir bem, você esta debaixo da unção e da direção de Deus.

Diga a sua empresa, seu emprego, sua família, sua saúde, sua vida esta debaixo da direção de Deus.

Deus te abençoe!

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado! 

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!

Em memória ao Pastor Jonas da Lapa